Fire, by Deepa Mehta


 Em homenagem ao dia internacional da luta contra a homofobia, coloco aqui a dica de uns filmes gays mais importantes da última década. Fogo e Desejo mostra a impossibilidade de assumir um amor ou um desejo na Índia marcada pelo preconceito e tradição milenar.

Poucos filmes lutaram tanto para serem exibidos como “Fogo e Desejo”. A diretora enfrentou diversidades diversas e foi obrigada a defender sua obra com unhas e dentes. O governo e grupos militantes nacionalistas do seu país partiram para a retaliação quando descobriam que o seu filme retratava o amor homossexual entre duas mulheres indianas.

“Fogo e Desejo” é polêmico ao abordar a opressão sofrida pela mulher na Índia. As tradições são importantes e a mulher é tratada como objeto de troca, praticamente não possuindo direitos constitucionais. Homossexualismo e individualidade são pecados graves....que podem determinar uma vida para sempre marginalizada.

“Fire” se passa em Nova Dheli e fala especificamente do amor que surge entre duas mulheres da mesma família.

Rahda (Shabana Azmi) é casada com Ashok (Kulbushan Kharbanda). Eles são donos de um restaurante. Rahda cozinha, limpa e ainda cuida da casa e da sogra inválida. Um dia, o irmão de Ashok, Jatin (Jaaved Jaaferi) leva sua noiva Sita (Nandita Das) para morar com eles.

Rahda é desprezada pelo marido por ser estéril. Ashok se sente culpado e em represália resolve não tocá-la mais.

As mudanças começam a ocorrer com a proximidade dela com a cunhada, Sita. Ao contrário de Rahda, Sita é questionadora e rebelde, se recusa a aceitar a amante chinesa do marido e se rebela ao perceber que será usada para satisfazer sexualmente a Jatin (Jaaved Jaaferi) .

Insatisfeitas e solitárias, iniciam uma amizade que logo se transforma em amor, dando um novo sentido à vida de ambas.



Rahda redescobre o prazer, enquanto Sita se sente livre para amar longe de qualquer obrigação ou medo. As cenas de sexo são discretíssimas. Mas o que interessa aqui é a luta para se vencer todos os tipos de tabus.

O romance das duas é sofrido, pois sabem do risco que correm se forem descobertas. Aliás, é o que acontece quase no final do filme, dando uma carga enorme de desespero ao amor das duas mulheres.

Deepa Mehta tornou “Fogo e Desejo” incrivelmente bonito e angustiante. A diretora desvenda o olhar repressor de uma cultura que tem suas bases fincadas em valores completamente ultrapassados. Nascida na Índia, Deepa Mehta, deixou seu país e foi morar no Canadá. Desde então, dedicou-se a criar filmes que retratem a cultura e origem indiana.

É importante frisar, que durante a sua exibição , os cinemas foram depredados e os espectadores agredidos. O governo entrou na onda e resolveu proibir a exibição do filme. A diretora teve que recorrer ao Supremo Tribunal para ter o direito de ver seu filme exibido na capital indiana.

O segredo da beleza de "Fire" é justamente este, a certeza de que estamos assistindo uma obra que retrata uma realidade que a maioria de nós gostaria de ignorar, o que se torna impossível depois de nos tornarmos cúmplices do belo romance entre as duas personagens femininas .

Deepa Mehta faz um retrato triste da realidade brutal do que é ser mulher na Índia....

Imperdível.


Ficha Técnica:

Títilo Original: Fire
Ano: 1996
Duração:104 min
País: Canadá/Índia
Direção: Deepa Mehta

Elenco: Shabana Azmi,Kulbushan Kharbanda, Jaaved Jaaferi, Nandita Das, Ranjit Chowdy.
Share on Google Plus

About Cláudia Pereira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário