“O Diário Secreto de Anne Lister”, by James Kent


“O Diário Secreto de Anne Lister” foi realizado pelo Canal BBC que nos presenteia com mais uma produção de muito bom gosto.

A história é verídica. Anne Lister foi uma herdeira solteirona do século XIX assumidamente gay, que criou um diário codificado para expressar seus sentimentos mais secretos por outras mulheres. Dizem que o mesmo só foi decifrado nos meados do século XX por Helena Whitbread e publicado em dois volumes.

Todo esse mistério torna essa produção ainda mais interessante ao retratar uma mulher pioneira em todos os sentidos. Rica, intelectual e completamente assumida, Anne (Maxine Peake) coleciona conquistas femininas. Mas é por Mariana Belcombe (Anna Madeley) que nutre uma paixão quase obsessiva. As duas namoram às escondidas entre um piquenique e outro e fazem juras de amor eterno.

Mas, Mariana é prometida a um homem rico e Anna se desespera diante da impossibilidade de assumir plenamente seus sentimentos.

Para demonstrar todo o seu sofrimento, Lister começa a se vestir exclusivamente de negro e sua sexualidade se torna assunto principal entre a alta sociedade de Halifax. Tudo piora quando ela recusa o pedido de casamento de um proprietário de terras local que sonha em ter a propriedade de Lister agregada à sua.

Enquanto isso, Mariana retorna e implora para que Anne seja sua amante e faz promessas de um futuro divórcio.
Mas, as coisas não saem como planejado e logo Lister dará um ultimato à Mariana: ou assume o relacionamento ou está tudo acabado.

Toda esse drama romântico poderia ser considerado comum se não ocorresse numa época onde as mulheres não passavam de objetos de troca. Anne Lister é considerada por muitos como a o primeira lésbica moderna e tem a seu favor feitos memoráveis.

Foi a primeira mulher a ascender o Mont Perdu (nos Pirineus) e obteve sucesso como figalga rural responsável pela renovação e paisagismo de Shibben Hall (Próximo a Halifax,Yorkshire).

Seu lado empreendedor foi notório assim como o apelido "Gentleman Jack" dado pelos moradores locais.



Suas relações amorosas foram intensas, chegando a celebrar um casamento com outra herdeira que virou notícia em tablóides.

Todos esses detalhes são retratados com extrema fidelidade e só aumentam o enorme valor do teledrama.

Ótimas interpretações conferem à produção uma autenticidade que supera todas as expectativas.

Bem dirigido e produzido, “O Diário Secreto de Anne Lister” é uma pequena obra prima que funciona perfeitamente.

Share on Google Plus

About Cláudia Pereira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário