“Do Começo ao Fim”, by Aluízio Abranches


“Do Começo ao Fim” tinha tudo para tocar em dois temas tabus de uma só vez usando da sensibilidade e verdade.

Não conseguiu nada além de uma imagem de minissérie global contracenada por atores que parecem saídos da Malhação.

Não dá pra entender o que motivou Aluízio Abranches a seguir o caminho mais fácil e comercial. A história parecia promissora, no entanto, simplesmente não funciona e ainda se torna inverossímel!

A médica Julieta (Julia Lemmertz) tem dois filhos. Francisco (João Gabriel Vasconcellos) é fruto do primeiro casamento. Thomas (Rafael Cardoso) foi gerado em segundo matrimônio com o atual marido Alexandre (Fábio Assunção). Apesar de existir uma pequena diferença de idade entre as crianças, desde cedo parecem nutrir um pelo outro algo mais forte e sexualizado. Aos poucos, surge uma paixão que irá permanecer por toda a vida dos rapazes.

O que poderia ser um tormento na vida da família não parece afetá-los. Todo mundo aceita perfeitamente tanto a homossexualidade como o incesto , desde cedo suspeitado..porém..nunca reprimido.

É nesse aspecto que o filme perde o seu impacto. Como crer que tudo fique sempre tão perfeito diante de tamanhas emoções sempre rodeadas de tantos preconceitos?



O roteiro não apresenta nenhuma discussão a respeito de coisa nenhuma. Aparentemente, os rapazes vivem abertamente o relacionamento sem serem incomodados ou questionados por ninguém. É duro acreditar que a vida seja tão cheia de soluções e de raros problemas.

Não dá nem pra pensar em interpretações convincentes quando nos sentimos tão ludibriados por um filme que foge descaradamente de qualquer confronto.

Por quê deveríamos nos interessar no rumo dos personagens se tudo parece ir tão bem sem a nossa presença?

“Do Começo ao Fim” não tem explicação. Não tem idéias, nem fagulha de paixão. Os atores principais não transmitem nada além de uma beleza estética em voga. Bonitos. Sem gordura localizada. Jovens. Sensuais. Perfeitos demais para serem de verdade....

O único atrativo dessa produção apelativa acaba sendo mesmo as cenas dos dois mancebos enrolados entre si.

Convenhamos, é muito para quem ousou dizer que seu filme é pós tudo.

Pós tudo ou pós nada, o que fica na memória é a falta de coragem do diretor em se aprofundar numa relação estigmatizada pela sociedade e religião.

É de se lamentar que “Do Começo ao Fim” trate de tudo com uma banalidade covarde.



FICHA TÉCNICA

Diretor: Aluizio Abranches
Elenco: Rafael Cardoso, João Gabriel Vasconcellos, Fábio Assunção, Júlia Lemmertz, Gabriel Kaufmann, Jean Pierre Noher, Mausi Martínez, Louse Cardoso, Lucas Cotrim.
Produção: Aluizio Abranches
Roteiro: Aluizio Abranches
Fotografia: Ueli Steiger
Trilha Sonora: André Abujamra
Duração: 90 min.
Ano: 2009
País: Brasil
Gênero: Drama




Share on Google Plus

About Cláudia Pereira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário