Minhas Mães e meu pai, by Lisa Cholodenko



Depois de anos vivendo dos arrasa-quarteirões, o cinema americano resolveu apostar nas produções independentes bem produzidas, tendo como chamariz um ótimo elenco e boa trilha sonora.

Muitos têm feito sucesso não somente no circuito comercial, como também levado para casas muitas premiações por onde passam.

“Minhas Mães e meu pai” é mais um que leva o título de “comédia indie” e que fez sucesso na época de seu lançamento.

Nic (Annette Bening) e Jules (Julianne Moore) são um casal gay bem estruturado financeiramente, com dois filhos, Laser (Josh Hutcherson) e Joni (Mia Wasikowska) tidos através de doação de esperma feita pelo mesmo doador.

Prestes a ir para a faculdade, Joni (Mia Wasikowska) cede ao pedido do irmão e vai em busca do pai de ambos. Depois de uma breve pesquisa, eles chegam ao encontro de Paul (Mark Ruffalo), um solteirão divertido e descolado.

Passado o choque do reencontro, os meninos resolvem levar ao conhecimento das mães a descoberta de um pai que sempre tiveram vontade de conhecer.

O surgimento de Paul no meio familiar até então harmonioso, trará descobertas dolorosas ao casal central, que verá sua estrutura ruir diante de um invasor simpático e sempre disposto a ajudar.



Mesmo parecendo inovador , “Minhas Mães e meu pai” possui uma mensagem careta bem explicita. O que importa é a família, todas as desventuras sexuais serão perdoadas para manter um lar perfeito.

Esse acaba sendo um grande problema para um filme que toca em temas tão delicados. Optando pela comédia, a diretora perdeu uma ótima oportunidade de falar de coisas tão sofridas às suas personagens. O tom jocoso não ajuda o espectador a compreender o que motiva a Nic (Annette Benning) na sua eterna mania de controlar a tudo e a todos. Enquanto isso, Jules (Julianne Moore) parece apenas uma quarentona mimada e infiel, que necessita do poder da parceira para ser alguém.

Salvo alguns momentos dramáticos, o filme busca levar às telas um estilo de vida que sofre , afinal, dos mesmos problemas dos casamentos heterossexuais. Uma pena que isso não garanta que o público se sentirá tocado pelos problemas enfrentados pelas protagonistas.

Quanto ao elenco, não há o que dizer. Annette Benning está magnífica com seus trejeitos masculinos contidos e elegantes. Pertence a ela a cena que praticamente paga toda a exibição!! Com apenas um olhar , Benning transmite sua desilusão amorosa durante um jantar em família sem emitir uma frase sequer.

Julianne Moore volta a protagonizar a maluquete nervosa e perdida que fala nervosamente pelos cotovelos. Continua pecando um pouco pelos exageros faciais e parece ter se perdido em meio a tantos papéis com o mesmo teor dramático.

Mark Ruffalo retorna em mais uma atuação burocrática onde faz o mesmo charme de sempre. Não compromete a história nem torna seu personagem algo digno de espanto.

A diretora Lisa Cholodenko realizou uma obra mediana. Nem comédia, nem drama, o filme parece buscar uma identidade perdida. Balança o tempo todo entre ser uma produção independente que cutuca as feridas provincianas ou apenas mais um filme que propaga o casamento e a fidelidade eterna.

Ficha Técnica

título original:The Kids Are All Right

gênero:Comédia Dramática

duração:1 hr 46 min

ano de lançamento: 2010

distribuidora: Focus Features (EUA) Imagem Filmes (Brasil)

direção: Lisa Cholodenko

roteiro: Lisa Cholodenko e Stuart Blumberg

produção: Gary Gilbert, Celine Rattray, Daniela Taplin Lundberg e Jeffrey Levy-Hinte

música: Carter Burwell, Nathan Larson e Craig Wedren

fotografia: Igor Jadue-Lillo

direção de arte: James Connelly

figurino: Mary Claire Hannan

Share on Google Plus

About Cláudia Pereira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário