Quando a Noite Cai, by Patricia Rozema


'Quando a noite cai' adquiriu o título de clássico lésbico, o que é mais do que merecido, já que ele realmente apresenta o assunto com muita delicadeza e poesia. Além do mais, poucos filmes retratam cenas de sexo entre mulheres de forma tão especial.


Patricia Rozema dirige com elegância. Não existem grandes locações, tampouco fotografia apurada, ela faz das duas personagens o atrativo maior desta produção modesta e quase independente. As atrizes não são conhecidas do grande público, e a música serve apenas de pano do fundo para o romance, enfim, "When Night is Falling" conquista pela simplicidade e eficiência do roteiro.


Camille (Pascale Bussières) é uma professora de um colégio protestante onde ensina mitologia. Sua vida não parece ter grandes novidades, já que é do tipo convencional e pouco emotiva. Sua relação com o namorado não é das melhores, mas isso não parece fazer grande diferença até que surge em sua vida Petra (Rachael Crawford) uma artista de circo que está de passagem pela cidade.


O improvável romance das duas toma forma depois de alguns desencontros provocados pelo medo e preconceito da própria Camille ao se descobrir envolvida por uma mulher.


Petra, independente e completamente apaixonada, tenta a todo custo fazê-la entender que não há nada de errado no sentem uma pela outra.



O mundo novo que se abre aos olhos de Camille é mostrado em belas tomadas. O seu sofrimento em aceitar o novo sentimento que lhe toma de assalto, o desespero do namorado ao se descobrir traído, e por fim, a libertação de todos os dogmas religiosos em nome do amor.


Ao contrário de alguns filmes ditos moderninhos, When night is falling é sério e fala da dificuldade em se assumir como lésbica numa sociedade moralista e preconceituosa. Os dilemas de seus personagens são reais e a relação amorosa de Camille e Petra passa longe de clichês românticos.


Pascale Bussières e Rachael Crawford interpretam com o coração e tornam suas mulheres capazes de loucuras por conta do amor que sentem uma pela outra.


Fica gravado na memória, a incrível cena da primeira noite de amor vividas por ambas e a ambiguidade de duas equilibristas se tocando enquanto ensaiam a perfomance circense.


Ficha Ténica
Título Original:When Night is Falling
Ano Produção: 1994
Origem: Canadá
Duraçã: 93 min.
Direção: Patricia Rozema
Roteiro: Patricia Rozema
Fotografia: Doug Koch
Música: Leslie Barber
Montagem: Susan Shipton
Produção: Crucial Pictures

Elenco: Pascale Bussières, Rachael Crawford, Henry Czerny, Don McKellar, Tracy Wright

Share on Google Plus

About Cláudia Pereira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário