5 x Favela (Agora por nós mesmos) - Diversos Diretores




O cinema Brasileiro vem colhendo bons frutos de sua excursão à favela. Desde o
grandioso “Cidade de Deus” a produção tupiniquim entrou de cabeça no mundo das ruelas e becos cariocas sem a mínima culpa. A grande maioria conseguiu elogios merecidos, outros pararam na velha fórmula da miséria e marginalidade.

"5 x Favela" faz parte daqueles que tiveram sucesso em sua abordagem. O filme é um longa-metragem que conta diversas histórias em 5 partes distintas e com o mesma tema sem cair na mesmice.

Todos os episódios foram dirigidos por diretores que vivem nas regiões retratadas. O resultado positivo é contado de forma ágil e rápida, sem delongas ou exageros de imagens.

Fonte de Renda
Maycon é um rapaz do subúrbio que entra na faculdade de direito com muito esforço. O rapaz trabalha numa padaria durante o dia e tenta a todo custo ter um pouco de grana para sustentar a família e bancar o curso. Infelizmente, nem tudo sai como o esperado e maycon acaba tendo que entrar no jogo do tráfico para realizar seu sonho. O drama do rapaz tem um desfecho inesperado e acabar por selar o destino de quem sofre do preconceito por ser pobre.

Arroz com Feijão
Mostra a luta de dois garotos para conseguirem dinheiro para levar comida pra casa. Os moleques fazem de tudo para comprar uma galinha sem roubar, mas diversos acidentes acabarão por levá-los a situações bem divertidas. O humor está presente e a atuação desinibida dos meninos impressiona pela autenticidade.





Concerto para Violino.
Aqui temos o tema da violência explorado com mais sangue e drama. Três amigos de infância são separados pelas dificuldades da vida e voltam a se reunir diante de um acontecimento trágico que envolve a todos ao mesmo tempo. A corrupção, o tráfico de armas, a busca por um sonho impossível, torna este episódio o mais tenso de todos.

Deixa Voar
Uma pipa e uma garota são os motivos que levam Flávio a entrar num lado da favela até então desconhecido. Depois de fracassar numa competição de pipa, o jovem é obrigado a se aventurar para buscar o tal objeto de disputa: ou pega a pipa de volta, ou morre.
Flávio corajosamente enfrenta o lado obscuro de um morro que nunca freqüentou e descobre que no final das contas, não há nada temer lá do outro lado da ponte.

Acende a Luz
A falta de luz à véspera do natal é o tema do último episódio. O desespero dos moradores é mostrado de forma bem engraçada e presenciamos o lado caloroso dos morros e seus moradores sempre tão festivos. O pouco descaso dos funcionários da companhia elétrica entra em choque com a determinação da população que deseja a volta da energia para festejar e dançar o tão aguardado natal.

Os cinco episódios de 5 x Favela apresenta uma realidade desse povo simples e alegre. O filme relata com inteligência um mundo ainda envolto em violência, porém, repleto de solidariedade, sofrimento e muita superação.

Cacá Diegues coordenou o projeto e tornou realidade uma produção modesta e muito eficaz.
Realmente, o atual Cinema Brasileiro continua superando algumas dificuldades apresentado um alto nível de direção e atores de enorme talento.

Ficção ou não, 5 x Favela supera todas as expectativas ao apresentar visões particulares de quem mora bem no centro do vulcão.

Inesquecível e obrigatório!

Ficha Técnica

Produtores: Carlos Diegues e Renata Almeida Magalhães
Companhia Produtora: Luz Mágica
CoProdutor: Globo Filmes
Atores: Juan Paiva, Pablo Vinícius, Ruy Guerra, Flavio Bauraqui.
Duração: 103 min
Gênero: Drama
Diretores: Manaíra Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral,
Luciano Vidigal, Cadu Barcellos e Luciana Bezerra.
Fotografia: Alexandre Ramos
Figurino: Inês Salgado
Preparação de Elenco: Camila Amado
Música Original: MV Bill e AfroReggae
Trilha Sonora: Guto Graça Mello
Share on Google Plus

About Cláudia Pereira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário