São Paulo repleta de néon, luzes, carros, asfalto incendiando corações e High and Dry do Radiohead em versão acústica, dão um tom afetivo ao novo filme de Roberto Moreira.
“Quanto Dura o Amor?” retrata um tema aparentemente batido, porém, eternamente atual: o amor. E aqui o amor é mostrado em diversas nuances de sentimentos. Uns amam mais que outros. Alguns se amam muito pouco. Outros... se deixam levar por ele sem saber exatamente o que significa.
Os encontros e, consequentemente, desencontros amorosos são o fio condutor do roteiro escrito por Anna Muylaert e Roberto Moreira.
Se Moreira já havia feito o conturbado “Contra Todos”, eis que agora volta apresentando uma verdadeira declaração de devoção à Sampa e seus moradores solitários.
Aliás, a solidão também está presente em todos os personagens aqui mostrados. Todos vivem perdidos em meio ao mundo caótico dessa cidade deslumbrante .
Marina (Silvia Lourenço) chega à cidade grande querendo obter sucesso na carreira de atriz. Seus sonhos entram em choque com a dura realidade de caminhos opostos. Ela não conhece o meio artístico, tampouco tem idéia de como chegar lá. O que lhe resta são planos e metas futuras. Quer ser atriz, fazer o que gosta. Mas, em seu caminho, surge a roqueira Justine (Danni Carlos). Acontece uma paixão, uma quase obsessão em viver um sentimento sem amarras ou ordem. Só que Justine vive uma relação complicada com Nuno (Paulinho Vilhena) e aparentemente, não tem condições psicológicas para se entregar a um namoro mais sério.
Marina irá dividir o apartamento com Suzana (Maria Clara Spinelli), uma advogada tímida e arredia. Suzana logo também irá conhecer a delícia da conquista ao ceder aos encantos de Gil (Gustavo Machado), um colega de trabalho muito sedutor e confiante. No entanto, Suzana esconde um segredo que poderá colocar o romance em perigo.
No mesmo prédio reside o poeta romântico Jay (Fábio Herford), um cara simpático e apaixonado por uma garota de programa Michele (Leilah Moreno). O poeta tenta a todo custo dar a Michele tudo aquilo que ela não quer: envolvimento amoroso.
Enfim, os três personagens tentam provar a si mesmos que o amor pode dar certo.
O enredo vai de um lado a outro, trazendo dissabores, decepções, tudo embalado por uma trilha gostosa de se ouvir, com interpretações surpreendentes de todos os atores.
Silvia Lourenço comprova seu talento e se entrega ao papel de forma cativante. Mas, é Maria Clara Spinelli quem toma as rédeas do filme. Sua personagem é a mais bem trabalhada e mais profunda de todas, claro que isso não seria possível sem a sua estupenda atuação.
E até mesmo Danni Carlos se despe de todas as vaidades e nos presenteia com uma naturalidade absurda para quem nunca trabalhou como atriz.
O único ponto desfavorável acaba sendo Fábio Herford. Seu personagem ficou bastante caricatural em meio a tantos personagens femininos.
Mas, isso não torna “Quanto Dura o Amor?” um fiasco. Pelo contrário, Roberto Moreira prova que tem talento suficiente para segurar todas as pontas soltas e dar um belo final ao seu segunda longa metragem!
Honesto, interessante, sensível. “Quanto Dura o Amor?” é mais uma prova do quanto o cinema brasileiro está renascendo das cinzas e Roberto Moreira acaba se tornando uma das gratas promessas do que ainda está por vir.
Ficha Técnica:
Diretor: Roberto Moreira
Elenco: Silvia Lourenço, Paulo Vilhena, Leilah Moreno, Fábio Herford, Paula Pretta, Gustavo Machado, Maria Clara Spinelli, Danni Carlos.
Produção: Georgia Costa Araújo
Roteiro: Anna Muylaert, Roberto Moreira
Fotografia: Marcelo Trotta
Trilha Sonora: Livio Tratenberg
Duração: 83 min.
Ano: 2009
País: Brasil
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Pandora Filmes
Estúdio: Coração da Selva
Classificação: 16 anos
- Blogger Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário