The Brave One, by Neil Jordan




Depois de um tempo longe das telas, Jodie Foster retorna em mais um thriller . Se você assistiu a “Plano de Vôo” e “O Quarto do Pânico” perceberá uma semelhança incrível entre os três filmes .

Em “Valente” a atriz novamente opta por interpretar com os mesmos trejeitos faciais. Quem conhece o trabalho de Jodie Foster sabe que ela tem capacidade para muito mais. Infelizmente, há algum tempo suas interpretações sofrem de marasmo criativo. Ultimamente tudo o que tem feito se resume a reinterpretar coisas já feitas à exaustão. Os diretores sempre lhe procuram pra dar vida às mesmas mulheres angustiadas que são obrigadas a se revelarem diante da violência.

Então, a atriz pula, corre, fala palavrões, recita poemas, carrega armas, atira em ladrões, estupradores, salta de prédio, , chora e vence mais uma batalha.

Não adianta imaginar que será diferente, a fórmula deu tão certo que nem ela nem os produtores pretendem mudar as regras do jogo.

"Valente" conta a história de Érika Bain , radialista que vive um romance apaixonado com David (Navee Andrews). O casal está prestes a se casar e pretendem realizar seus sonhos lado a lado. Durante um passeio noturno, são atacados por assaltantes. David não resiste e morre. Érika sobrevive ao coma e descobre ter perdido o amor da sua vida.

A radialista tenta retornar à sua rotina, mas não consegue se livrar do desejo de vingança. Compra um revolver e resolve fazer uma limpeza na cidade de Nova York. A polícia procura descobrir a identidade do justiceiro solitário, mas não consegue decifrar as poucas pistas deixadas no meio do caminho. Pra piorar, o detetive responsável pelo caso acaba criando uma amizade com Érika . Nem por um momento, passa por sua cabeça ser ela a assassina misteriosa.

Como vocês podem ver, o roteiro acaba esbarrando em velhos clichês do gênero. Neil Jordan fracassa ao levar para as telas a trajetória da solidão na cidade grande. O filme poderia se tornar bastante profundo se tivesse como fio condutor a difícil arte de sobreviver na selva de pedra. Foi mais fácil colocar a heroína como uma mulher recalcada que simplesmente parece desconhecer o rumo a tomar.



Jodie se esforça para nos fazer crer que é real. Não funciona. Ela não convence, as caretas continuam as mesmas, e em alguma cenas ela parece cansada de correr contra o tempo.

“Valente” não apresenta soluções para o porte de armas, pelo contrário, ele faz crer que ter uma beretta no bolso lhe traz segurança e poder..

Mais triste do que Jodie Foster desperdiçando seu talento nessa apologia à violência, é ver o grande Neil Jordan fazendo um filme pra arrecadar milhões. Ele deve ter ficado satisfeito, “The Brave One” arrasou nas bilheterias. Não podemos dizer o mesmo quanto ao conteúdo cinematográfico, “Valente” perde-se na violência gratuita e torna-se apenas entretenimento razoável e facilmente esquecível .
Share on Google Plus

About Cláudia Pereira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário